quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A Bíblia Sagrada e o Estudo Bíblico

Estudo Bíblico

A Bíblia Sagrada e o Estudo Bíblico




"A Bíblia Sagrada contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos crentes. As suas doutrinas são sagradas, os seus preceitos são justos, as suas histórias verdadeiras e as suas decisões imutáveis. Leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo.

Ela contém luz para dirigí-lo, alimento para sustê-lo e consolo para animá-lo. É o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússula do piloto, a espada do soldado, e o mapa do cristão. Por ela o paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas. Cristo é o seu grande tema, o nosso bem o seu intento, e a glória de Deus a sua finalidade. Deve encher a mente, governar o coração e guiar os pés. Leia-a lenta e frequentemente e em oração. É uma mina de riqueza, um paraíso de glória e um rio de prazer. É-lhe dada em vida, será aberta no dia do julgamento e lembrada para sempre. Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensará o mais árduo labor e condenará a todos quantos menosprezam o seu sagrado conteúdo."

Por onde devo começar a lêr a Bíblia?
É importante lembra-se que a Bíblia não é um livro como outro qualquer, que se lê de uma ponta à outra. É sim uma colectânea de 66 livros escritos por diferentes autores em diversas línguas. A primeira leitura da Bíblia deverá ser sempre iniciada nos Evangelhos, que são parte do Novo Testamento. Será bom começar pelo Evangelho de S. João, o quarto livro do Novo Testamento. É simples e claro e introduz-nos ao plano fundamental da Salvação. Pode passar então ao Evangelho de S. Marcos, que se desenrola de uma forma mais rápida. Este evengelho descreve o que Jesus fez, enquanto o evangelho de S. João trata do que Jesus falou e do que ele foi. A leitura dos evangelhos (MateusMarcosLucasJoão) vai familiarizár-nos com a vida e o ministério de Cristo.

Depois, poderá ler algumas das epístolas (RomanosEfésiosFilipenses). Estas ensinam-nos como devemos viver de uma forma que honre a Deus. Após isto, estará pronto para iniciar a leitura do Velho Testamento: leia o livro de Gênesis - que nos fala de como Deus criou o mundo e como a humanidade sucumbiu ao pecado, bem como das consequencias da queda do homem e o seu impacto no mundo. Exodo, Levítico, Números e Deuterenómio podem ser mais difíceis de ler porque tratam das leis dadas por Deus para governo do povo Hebraico. Estas podem ser deixadas para um estudo posterior. A leitura do livro de Salmos até aos Cantares de Salomão dá-nos uma ideia da poesia e da sabedoria Bíblica. Os livros proféticos, tais como Isaías e Daniel, são óptimos livros para se entender mehor os aspectos mais profundos do Cristianismo e do Final dos Tempos - que precedem a segunda vinda de Jesus.
Fonte: do site wordproject

Nenhum comentário:

Postar um comentário