Nossa sociedade está obcecada com a beleza exterior! Mas será que há mais beleza além do que aquela que preenche os olhos?
Vivemos em uma sociedade que coloca um alto grau de importância na aparência física. Televisão, filmes, revistas e outdoors, todos exibem pessoas atraentes. Vemos homens e mulheres (mais mulheres) correndo para cirurgiões plásticos, para realizarem tipos diferentes de procedimentos feitos simplesmente para melhorar a sua aparência. A nossa sociedade é obcecada com a beleza física, e muitas mulheres são apanhadas nesta obsessão também.
Mas deve a beleza realmente ser tão importante para uma mulher? É a beleza algo que uma mulher cristã deve se esforçar para obter? O que torna uma mulher realmente bela?
Uma mulher pode e deve ser bela - Deus projetou-a para ser assim. Sua pele, cabelo e outros atributos foram criados para serem suaves e atraentes, e seu corpo foi formado para ser atraente e bonito para os homens. Uma mulher foi projetada para ser atraente, e a maioria das mulheres quer ser bonita. No entanto, o lado físico da beleza é apenas uma pequena parte do que torna uma mulher verdadeiramente bela.
Nossa sociedade coloca uma grande ênfase no aspecto físico da beleza e negligencia os outros elementos que realmente fazem a mulher totalmente bela. Uma mulher bonita não é apenas fisicamente atraente; ela é atraente em muitas áreas diferentes. Porque a nossa sociedade tão amplamente enfatiza a natureza física da beleza, eu quero explorar com você todas as áreas que compõem a verdadeira beleza e elucidar a dimensão que falta sobre a beleza.
Beleza Exterior
Uma mulher verdadeiramente bela é fisicamente atraente. Nem todas as mulheres são dotadas de perfeição em suas características físicas, mas, felizmente, este não é o único pré-requisito para a beleza. As mulheres tendem a ter um olhar crítico sobre as suas características individuais e falhas e sinto que este é o que as torna atraentes ou não, ao passo que um homem tende a olhar para a impressão geral que uma mulher cria. O que uma mulher faz com o que ela possui e é, é muito importante no sentido de tornar-se atraente. A beleza física realmente está ao alcance de qualquer mulher.
O fator mais influente na beleza física de uma mulher é a sua saúde. Quando uma mulher é saudável, ela tem um brilho atraente. A boa saúde acrescenta mais cor no rosto e pele e ajuda a produzir mais energia. Uma dieta nutritiva e um plano de exercícios equilibrado, vai ajudar uma mulher conquistar esse brilho saudável. O que também irá ajudar a evitar o excesso de peso e produzir um corpo mais atraente. Quando uma mulher está se esforçando para seguir as leis da saúde, ela aparenta e se sente mais bonita.
Outro fator fundamental da beleza feminina está em sua aparência feminina. Uma mulher deve se parecer com uma mulher, não um homem. Uma mulher pode conseguir isso através de seu vestido e penteado.
A Bíblia diz que o cabelo das mulheres deve ser mais longo do que os homens. Isso não significa que ela tem que usá-lo até os tornozelos, mas deve ser longo o suficiente para diferenciá-la de um homem. A maioria das mulheres desfrutam de escolher diferentes estilos de cabelo e de como arrumam seu penteado. O estilo de cabelo de uma mulher e seu comprimento podem contribuir para a sua atratividade.
Uma mulher fisicamente atraente é também uma que se veste modestamente. Nossa sociedade ensina as mulheres a exibir seus atributos físicos, exibindo mulheres seminuas em outdoors, revistas e a maioria dos outros meios de comunicação. Muitas mulheres sentem que elas também devem vestir desta maneira para serem consideradas atraentes. Isso não é verdade. Uma mulher completamente vestida com vestidos de forma modesta, feminina é muito atraente. Ela não só é atraente, ela ganha honra e respeito daqueles que a veem. O corpo da mulher é projetado para ser atraente e excitante para os homens, e quando uma mulher está a revelar muito de si mesma em público, ela está incentivando o tipo errado de sentimentos e irá atrair o tipo errado de atenção. Uma mulher verdadeiramente bela visa o respeito na maneira como ela se veste.
Beleza Interior
Uma mulher bonita não só é admirada por sua aparência física; ela é admirada por suas qualidades interiores também. Existem muitas qualidades interiores que fazem uma mulher bonita, e para cobrir todos elas exigiria um artigo separado. No entanto, quero me concentrar em três importantes qualidades interiores que uma mulher deve possuir para se tornar verdadeiramente bela.
A mulher deve ser gentil, ela deve ser graciosa. Provérbios 11:16 nos diz que uma mulher graciosa retém honra. Quando você pensa nas mulheres que você tem em alta consideração, elas geralmente são senhoras e senhoritas que são bondosas, gentis, atenciosas, altruístas, etc. Elas são as mulheres que admiramos e lembramos. Em Provérbios 31:26, uma mulher virtuosa é descrita como tendo a lei da bondade em sua língua.
Bradley Gerstman, Christopher Pizzo e Rich Seldes, no livro O que os Homens Procuram, escrevem: "As mulheres ficam espantadas quando lhes dizemos o que muitos homens profissionais procuram em uma mulher, no primeiro encontro, além da química, é claro. Você está pronta para ouvir o que os homens esperam encontrar em uma mulher que eles estão saindo, pela primeira vez? Homens gostam de mulheres que são agradáveis. Os homens adoram bondade e consideração. Nós amamos as mulheres que são afáveis, flexíveis, descontraídas. A maioria dos homens não pode resistir a uma mulher doce "(página 68). As mulheres que são graciosas e bondosas são atraentes.
A mulher também deve ter bom senso. Em Provérbios 11:22, uma linda mulher que não tem discrição é comparada a um anel de ouro em focinho de porco. Se uma mulher é fisicamente atraente, mas não é discreta, ela perde em sua beleza e valor. O bom senso é necessário em muitas áreas da vida, tais como questões morais, questões de dinheiro, escolhas, decisões, lidar com os outros, trabalho, etc. A mulher que possui o bom senso é de grande valor, porque ela pode ser confiável para fazer a coisa certa.
A mulher deve continuar a crescer e melhorar seu eu interior. Provérbios 31 descreve uma mulher que é competente e capaz de fazer muitas coisas diferentes. Uma mulher que continua a crescer durante o desenvolvimento de seus talentos e habilidades é uma mulher de valor. Ela é alguém que é capaz de contribuir para os outros através destas habilidades, e ela vai ser de utilidade para a sua família, a Igreja, comunidade, etc. Uma mulher que está a desenvolver o seu potencial é uma mulher atraente.
Beleza aos olhos de Deus
Uma mulher verdadeiramente bela não é só atraente por fora e por dentro, ela também é atraente para Deus. Como uma mulher olha para Deus é mais importante do que qualquer outra qualidade que possui porque um dia a sua beleza exterior vai desaparecer e sua beleza interior cessará, mas a beleza que Deus vê nela será importante quando ela estiver diante Dele. Ser bonita para Deus deve ser prioridade na lista de toda mulher. As Escrituras nos dão algumas pistas sobre o que Deus acha atraente em mulheres.
Deus valoriza um espírito dócil e tranquilo em uma mulher. Como 1 Pedro 3: 3-4 nos diz: " 3 A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. 4 Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.". Isso não significa que uma mulher nunca deve dizer nada, que ela deve ser sempre calma? Não, isso quer dizer que uma mulher não deve ter um espírito argumentativo, rigoroso e difícil. Ela não deve ser alguém que é rápida para discutir e exigir sempre que sua vontade seja feita. Ela deve ser pacífica com os outros e respeitosa com o marido. Existem várias escrituras no livro de Provérbios que falam sobre as mulheres que são raivosas e briguentas e quão difícil é viver com elas.
Há uma certa atitude entre algumas mulheres que tem suas raízes no movimento feminista e ainda é prevalente entre certos segmentos da sociedade. Esta atitude é uma profunda raiva para com os homens. Estas mulheres querem provar que são tão boas quanto os homens, e que elas não precisam deles. Contraste esta atitude com o espírito manso e tranquilo, que Deus valoriza em mulheres. Uma mulher verdadeiramente bela não está em competição com os homens, ela entende o valor e os pontos fortes que eles possuem e os aprecia. Homens e mulheres ambos possuem certas qualidades que são necessárias para o outro. Quando uma mulher tem um espírito manso e tranquilo, ela é atraente para os outros e para com Deus.
Deus valoriza uma mulher que é submissa. "Submissão" não é uma palavra popular em nossa sociedade hoje. Muitas pessoas pensam que ser submisso é ser fraco. No entanto, Deus ordenou as mulheres que são casadas a submeter-se à autoridade do marido. Isso não significa que uma mulher nunca deve ter uma opinião ou tomar decisões na família. Um marido sábio consulta sua esposa em todas as questões importantes. Uma mulher que se submete ao seu marido é uma mulher que compreende e está rendendo ao governo que Deus estabeleceu em casa (Efésios 5: 22-32). Não é um sinal de fraqueza, quando uma mulher se submete a seu marido, é sim, um sinal de força. É um sinal de que ela na verdade submete-se a Deus e está obedecendo os comandos que Ele estabeleceu. É um sinal de sua fé em Deus. Quando uma mulher se submete à autoridade do marido no casamento, ela é linda para Deus.
Deus também valoriza uma mulher que o teme. Quando uma mulher coloca Deus em primeiro lugar em sua vida e se esforça para fazer o que Ele ordenou, ela é atraente para Deus. Ela deve continuar a aprofundar seu relacionamento com Ele e continuar a crescer espiritualmente. Provérbios 31: 30 diz: "Enganosa é a graça e beleza é passageira, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada."
Nossa sociedade coloca um alto valor sobre a beleza física das mulheres, mas não compreende todos os elementos que fazem uma mulher verdadeiramente bela. Se uma mulher possui apenas o aspecto físico da beleza sem as qualidades interiores e aquelas que agradam a Deus, ela é uma concha oca e vazia.
Está ao alcance de toda mulher se tornar a mulher bonita que Deus pretende que ela seja. Ela deve ser bonita por fora, linda por dentro e, mais importante, ela deve ser bela aos olhos de Deus.
Fonte: http://www.ucg.org/beyond-today/what-makes-a-woman-beautiful
Nenhum comentário:
Postar um comentário