domingo, 10 de janeiro de 2016

Homeschooling ( Educação Domiciliar )



Conferência Global de Educação Domiciliar
Congresso Internacional no Rio de Janeiro em Março de 2016



O que é Educação Domiciliar (Homeschooling) ?

Cada vez mais pais estão aderindo ao homeschool (educação domiciliar) em vez de enviar seus filhos para escolas públicas ou privadas. Saiba mais sobre o movimento homeschooling (educação domiciliar) e o que está envolvido quando os pais educam seus filhos em casa.

Homeschooling (Educação Domiciliar) é um movimento progressivo em todo o país e no mundo, em que os pais optam por educar seus filhos em casa, em vez de enviá-los para uma escola pública ou privada tradicional. Famílias optam por homeschool ( educação domiciliar) devido a uma variedade de razões, incluindo a insatisfação com as opções educacionais disponíveis, diferentes crenças religiosas ou filosofias educacionais, e a crença de que as crianças não estão progredindo dentro da estrutura escolar tradicional.

A atmosfera da educação domiciliar oferece um cenário natural em que os pais podem oferecer um método individualizado de instrução que abrange interesses, habilidades e estilo único de aprendizagem da criança.

Os pais podem contribuir para que seus filhos se tornem bem-dispostos para com a aprendizagem através da inclusão de atividades lúdicas e criativas ao incorporá-las em suas vidas acadêmicas. Um dia no zoológico pode ser uma aula de ciências, uma aula prática na cozinha pode ensinar os alunos sobre frações, e fazer caminhadas ou jogar futebol pode contar como educação física. Os alunos podem obter uma vantagem em seguir os seus sonhos tendo mais tempo para paixões, como a dança, viajar, competir em esportes, ou tempo para leitura. Muitas famílias que implementam a educação doméstica são também membros de grupos do movimento de ensino doméstico ou cooperativas que fornecem socialização, apoio e recursos para a comunidade nacional e internacional de homeschooling (Educação Domiciliar).

Homeschooling (Educação Domiciliar) é tão bem-sucedido porque o aprendizado ocorre melhor dentro do contexto de relacionamentos significativos. Bons pais são os primeiros e podem ser os melhores professores.

Devem os Cristãos ensinar seus filhos em casa?


A questão se os cristãos devem ou não educar seus filhos com Educação Domiciliar é uma luta para muitas famílias. A Bíblia nos diz que as crianças são um dom do Senhor, especialmente criadas para seu prazer e propósito divino (Salmos 127: 3-5; 139: 13-16). Deus confiou-nos com as nossas crianças para um curto espaço de tempo, durante o qual os pais têm a responsabilidade de treinamento, instrução, carinho, e disciplina, bem como supervisionar a sua educação (Efésios 6: 4). É imperativo que os pais cristãos ensinem seus filhos a Palavra de Deus desde tenra idade, mostrando-lhes como incorporá-la em suas vidas diárias, confiando sempre em Deus. A formação espiritual é ainda mais importante do que a formação acadêmica, e isso não acontece por acidente; ela deve ser intencional e habitual. A questão é qual modalidade de ensino será a melhor para atingir esses objetivos.

Há muitas excelentes razões para decidir educar as crianças em casa como uma alternativa para o ensino público. Os pais têm liberdade na escolha do currículo escolar que lhes permite incorporar no aprendizado matérias acadêmicas ensinadas através de uma cosmovisão bíblica em vez de uma secular. Em vez de ser ensinado a teoria da evolução, por exemplo, as crianças podem aprender como Deus criou os céus e a terra. Nos tempos bíblicos, as crianças eram educadas e socializadas por suas famílias simplesmente e principalmente ao viverem e trabalharem na sociedade. Em vez de serem colocadas em salas de aula separadas por idade grande parte do dia, elas aprendiam a se comunicar com adultos e crianças de todas as idades.

Escolas públicas e-privadas e até mesmo algumas escolas cristãs podem ser campos de batalha espiritual para os nossos filhos. Eles podem ser inundados com a doutrina anti-cristã, moralidade relativa, e as teorias humanistas seculares. A Bíblia diz: "Não vos enganeis:" As más companhias corrompem os bons costumes '"(1 Coríntios 15:33 NVI),. As crianças tendem a adotar os valores daqueles com quem elas passam a maior parte do tempo, o que torna crucial para os pais que não optarem por educarem seus filhos em casa, passarem um tempo significativo doutrinando seus filhos na verdade das Escrituras. Nas escolas, as crianças estão expostas aos sistemas de valores de estudantes, professores e corpo docente não-cristãos. Elas podem aprender que a homossexualidade é simplesmente um "estilo de vida alternativo", que o aborto é aceitável, e sexo antes do casamento é normal e saudável. A criança que é bem versada em princípios bíblicos vai ver facilmente a falsidade destas alegações e pode muito bem ser usada por Deus para combater as mentiras com a Sua verdade.

Academicamente, os estudos mostraram que as crianças se saem melhor aprendendo em casa do que na escola. Mesmo os melhores professores de escolas públicas não têm a capacidade de passar tempo de qualidade para ensinar cada aluno individualmente. Embora muitos professores são trabalhadores dedicados e têm os melhores interesses de seus alunos no coração, nada se compara ao amor e ao investimento que os pais podem dar aos filhos.

Ao mesmo tempo, a educação em casa não é para todos. Uma variável da educação domiciliar importante a ser considerada é se a pessoa está devidamente dotada e / ou tem formação ou competências pedagógicas adequadas para educar seus filhos em casa de forma eficaz (e em alguns locais, legalmente). Alguns estados requerem credenciais acadêmicas específicas e têm critérios rigorosos para homeschoolers (educadores domiciliares). Além disso, a educação em casa requer um sacrifício significativo de tempo, energia e paciência para ser feito de forma eficaz. Todas estas coisas devem ser consideradas antes de empreender os desafios monumentais inerentes a prática do aprendizado em casa. A escolaridade doméstica não tem necessariamente que abranger toda a carreira acadêmica de uma criança, uma vez que tais decisões serão impactados pelas mudanças variáveis de escolhas escolares e situações familiares. Períodos de homeschooling ( Educação Domiciliar) podem apenas incluir partes estratégicas de anos do ensino fundamental ou médio de uma criança. Não existe uma fórmula que sirva para todos, como tipicamente a situação de uma família nunca permanece estática.

Há muitas poucas coisas que podemos fazer neste mundo que são mais importantes do que rezar para os nossos filhos e criá-los para ter corações que amam e desejam servir a Deus. Em última análise, os pais vão ter que responder a Deus sobre como eles criaram e educaram seus filhos. Homeschooling ( Educação Domiciliar) pode não ser uma resposta para todas as famílias e não há uma maneira "certa" para educar as crianças. Cada família precisa considerar com oração qual a melhor maneira de educar seus filhos: se pela educação domiciliar – educação em escolas públicas ou privadas, ou mesmo, escolas cristãs.


Fontes:

Conferência Global de Educação Domiciliar http://www.ghec2016.org/pt-br/sobre-a-GHEC2016

http://www.parents.com/kids/education/home-schooling/what-is-homeschooling/

http://www.gotquestions.org/Christian-homeschool.html


http://www.aned.org.br/portal/index.php/ensino-domiciliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário