sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"O que significa ser uma boa esposa aos olhos de Deus, ou seja, piedosa?"



Para ser uma boa esposa aos olhos de Deus, devemos primeiro considerar o que significa ser piedosa. Em 1 Timóteo 2: 2, Paulo usa a palavra em conjunto com sendo "pacífica", "calma" e "digna" A Bíblia diz que o Espírito, que está em cada crente, produz atos visíveis e invisíveis de piedade: amor , alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade e fidelidade "(Gálatas 5:22). A definição decisiva da piedade seria "Cristo." Piedade envolve um verdadeiro esforço para imitar a Cristo, para ser como Ele em pensamento e ação, como o apóstolo Paulo nos esforçamos para ser (1 Coríntios 11: 1). Estas características de uma disposição piedosa se aplicam a todos os crentes, seja homem ou mulher. Felizmente, a Bíblia dá qualificações mais específicas, de como uma mulher piedosa, particularmente, uma esposa piedosa deve ser.

No livro de Provérbios, há uma bela imagem em palavras, pintada de uma esposa piedosa. As virtudes de uma esposa piedosa não mudaram, mesmo ao longo de milhares de anos. Uma mulher piedosa é aquela que tem a total confiança de seu marido. Ele não precisa se preocupar se ela vai ser tentada pelos ardis de outro homem, a sobrecarregar os cartões de crédito, ou passar o dia todo assistindo novelas. Ele sabe que ela é digna, sábia e dedicada (Provérbios 31: 11,12, 25, 26). Ele está confiante de seu apoio e amor sincero, porque ela não é vingativa ou crítica. Seu marido tem uma boa reputação na comunidade, e sua esposa nunca fala mal dele, nunca faz fofocas sobre ele. Em vez disso, ela está sempre mostrando sua admiração por ele e lhe fazendo elogios. Ela mantém a casa completamente em ordem e é também bem respeitada (Provérbios 30:12, 21, 23).

A esposa piedosa gasta menos tempo na frente do espelho e sim compartilhando seus bens com os pobres e necessitados, porque ela é altruísta e benevolente (Provérbios 31:20, 30). Mas ela não negligencia a si mesma; ela mantém seu corpo e espírito forte e de boa saúde. Embora ela trabalhe duro por longas horas, ela não fica abatida; ela se preocupa com coisas belas para melhorar a si e sua família (Provérbios 31:17, 21, 22).

Ao contrário do que muitos acreditam que tipo de retrato bíblico uma esposa piedosa venha a ter, Provérbios 31 revela que ela é empreendedora e ambiciosa. A esposa de Provérbios 31 é proprietária de uma pequena empresa, ela faz e vende peças de vestuário. Ela faz suas próprias decisões de negócios de forma independente, e somente ela decide o que fazer com seus lucros (Provérbios 31:16, 24). Note, no entanto, seus ganhos não vão em direção a sapatos ou bolsas, mas para comprar um campo onde ela pode plantar uma vinha, algo que irá beneficiar toda a família.

Através de todo o seu esforço, serviço e trabalho duro, a esposa piedosa é alegre. Ela pode discernir se tudo o que ela está fazendo é rentável, o que estimula-a para uma sensação de gratificação (Provérbios 31:18). A esposa piedosa não se preocupa com o que o futuro pode trazer. Ela sorri para o futuro, porque ela sabe que seu Senhor está no controle de tudo (Provérbios 31:30). Versículo 30 é a chave para a passagem bíblica porque uma mulher não pode ser uma esposa piedosa sem primeiro ser temente ao Senhor. É sua busca por Jesus e por permancer Nele que trazem o fruto de piedade que se manifesta em sua vida como uma mulher de Deus (veja João 15: 4).

Finalmente, uma mulher piedosa deve ser submissa ao marido (Efésios 5:22). Como se comporta uma esposa submissa? Não o que você poderia pensar. A Bíblia ensina que Jesus é submisso a Seu Pai (João 5:19). No entanto, Jesus é igual ao Pai (João 10:30). Portanto, uma esposa submissa não é menos valiosa como um ser humano; seu papel não é menos importante, mas é diferente. Os cristãos sabem que Cristo é tão divino como o Pai (e o Espírito Santo), mas cada um tem um papel diferente na redenção. Da mesma forma, os homens e as mulheres desempenham um papel diferente no casamento. Assim, para uma mulher ser submissa ao marido, como também Cristo é submisso ao Pai significa que ela voluntariamente permite que o marido a lidere. Jesus fez de bom grado a vontade do Pai, embora não sem sofrimento (Mateus 26:39). Cristo sabia que o caminho do Pai era melhor. A esposa piedosa pode encontrar o caminho da submissão, doloroso, às vezes, mas seguindo à Deus sempre resultará em recompensas espirituais que duram por toda a eternidade (1 Timóteo 4: 7-8).

A Bíblia equivale submissão ao marido a submissão à Deus (Efésios 5:22). Em outras palavras, se uma mulher não pode se submeter ao seu marido, pode ser um reflexo de sua luta para ser submissa à Cristo. Submissão não implica fraqueza; uma esposa submissa não é "pouco inteligente" ou "sem importância". Submissão exige força, dignidade e devoção, como aprendemos com a mulher de Provérbios 31.

Provérbios 31 apresenta o ideal. Uma mulher pode ser uma esposa piedosa sem ser perfeita (sabemos que não existe tal coisa como a perfeição humana). Mas, a medida que a mulher se torna mais íntima em sua relação com Cristo, ela vai se tornar cada vez mais piedosa em seu casamento. Piedade vai em completa oposição do que a sociedade secular diz que uma mulher deve aspirar. No entanto, como mulheres de Deus a nossa primeira preocupação deve ser sempre o que agrada a Deus.

Fonte: http://www.gotquestions.org/godly-wife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário