quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Responsabilidades de Marido e Esposa

Por Shelley Poston

Na criação Deus atribuiu diferentes papéis para o homem e a mulher. O homem foi criado para trabalhar e manter o jardim (Gênesis 2:15). A mulher foi concebida para ajudar o homem em suas tarefas (Gênesis 2:18). Cada um deles tinha dois papéis muito diferentes e distintos. No entanto, ambos foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:27), e, portanto, seus papéis eram iguais em valor, mas diferindo na função.

Na criação, tudo era bom. Estes papéis foram distribuídos antes da queda. Após a queda, Adão continuou a sustentar sua família (Gênesis 3:17), e Eva era a portadora e educadora dos filhos (Gênesis 3:16, 20). As punições por causa da queda não ditaram seus papéis. Simplesmente complicaram as funções já existentes. Quando Adão e Eva se esconderam no jardim, Adão foi chamado pela primeira vez por Deus mesmo sendo Eva que havia cometido o pecado primeiro (Gênesis 3: 9). Claramente Deus colocou Adão como líder, mas Adão escolheu ser passivo. Eva teve o papel de ajudante mas o violou ao assumir a liderança (Gênesis 3: 6). Os papéis foram invertidos durante a queda.

O padrão de papéis bíblicos dentro do casamento continuou durante todo o Antigo Testamento. No Novo Testamento, os papéis não foram alterados, mas foi dada uma ênfase especial ao fato de que homens e mulheres ainda são iguais aos olhos de Deus (Gálatas 3:28), embora eles tenham funções diferentes dentro de casa e na igreja.

No Novo Testamento, os papéis de marido e mulher simbolizam Cristo e Sua igreja. Homens cristãos devem estar dispostos a dar suas vidas por suas esposas (Efésios 5:25). Eles ainda mantem a liderança, mas esta deve ser uma liderança servidora. Os maridos não devem exigir obediência, mas pela sua humildade, eles guiam. Eles devem honrar suas esposas (1 Pedro 3: 7). É claro que - Biblicamente - as mulheres não são vistas como cidadãs de segunda classe, mas sendo de igual valor aos seus maridos e como "herdeiras com [homens] na graça da vida" (1 Pedro 3: 7). Os papéis bíblicos para homens continuam através do Velho Testamento e no Novo Testamento: o homem está destinado a liderar e servir com amor a sua esposa.

A Bíblia exalta a feminilidade encontrada em casa e dá grande valor a ela (Tito 2, Provérbios 31). O papel da mulher, desde a criação não mudou. Em Tito 2, Paulo comanda as mulheres a amarem seus maridos e filhos (Tito 2: 4). As mulheres mais velhas devem ensinar as mulheres mais jovens na igreja como melhor cuidar de suas famílias, incluindo como cuidar da casa (v. 5). As mulheres devem seguir a liderança de seu marido com respeito, escolhendo submeter-se a sua liderança (Tito 2: 5, 1 Pedro 3: 1-4.). (I Pedro) Afirma que quando as esposas se submetem à liderança do seu marido, elas estão fazendo isso como um serviço à Deus (1 Pe. 3: 1-4). Uma mulher pode ser uma grande bênção e ajuda para o marido assim como Eva foi para Adão no início da criação. As Escrituras não proíbem uma mulher de trabalhar fora de casa. Algumas mulheres pareciam ter empresas em (Provérbios 31), mas a primeira prioridade de uma mulher é seu marido, família e vida doméstica.

Homens e mulheres foram criados com capacidades distintas para cumprir esses papéis bíblicos, e quando maridos e esposas seguem o padrão bíblico dentro de casa, eles trazem glória a Deus como na figura de Cristo e Sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário